Manejadores Recebem Curso de Capacitação de Identificação Botânica aplicada ao manejo Florestal

Na última terça-feira (24/5) A Cooperativa Mista flona do Tapajós- Coomflona em parceria com a Embrapa, deu início ao curso de capacitação para identificação botânica aplicada ao manejo florestal.

Equipe participante da capacitação.

O curso aconteceu na base de manejo da Coomflona no Km17 e foi até a última sexta-feira (27/5). E contou com a participação de 17 manejadores, entre eles cooperados e comunitários.

O objetivo principal do curso foi capacitar a equipe com técnicas voltadas a  identificação botânica aplicada ao manejo florestal.

Dinâmica de identificação das espécies.

Segundo o pesquisador da Embrapa Ademir Ruschel, o mesmo afirmou que esta é a primeira vez que o curso é dado de forma mais intensa direcionado ao tema do manejo. “Agente veio conscientizar cada manejador, sobre a importância de ficar certas, às espécies. Buscando dar os elementos para que eles possam prosseguir com interesse e ajudar também, outros colegas”. Disse Ademir.

Trabalho em grupo.

Além da ajuda na identificação das espécies, o curso também incentiva e motiva ainda mais os manejadores e cooperados a buscar um melhor e maior conhecimento e entendimento sobre os recursos florestais manejados por eles.

O curso abordou também os problemas decorrentes das identificações incorretas, que podem acontecer no decorrer das atividades de manejo, para ele, estas falham prejudicam a produtividade e a qualidade do manejo.  Por isso é importante que todos busquem aperfeiçoar-se cada dia mais na identificação das espécies manejadas. Além da atenção da a conservação das espécies, desde a derruba até a comercialização da madeira.

Participante identificando a espécie.

“Ninguém vai aprender rápido sobre o nome de cada espécie. E para facilitar o aprendizado dessa diversidade, utilizamos bastante além da teoria as aulas práticas, para mostrar o que é uma floresta? O que é um indivíduo? O que é uma espécie e como ela se reproduz? Como é uma flor masculina e feminina”? Concluiu Ademir.

Estes foram alguns dos questionamentos levados ao conhecimento dos participantes do curso.

Equipe responsável na administração do curso, foi o técnico João Carlos Lima de oliveira e o pesquisador Ademir Ruschel todos integrantes da Empresa brasileira de pesquisa agropecuária (Embrapa), de Belém do Pará.

Equipe capacitada na Identificação botânica aplicada ao Manejo florestal 2022.

Ass. Comunicação/Coomflona

Mais notícias

Localização

Av. Magalhães Barata, 2283, Rodagem, Santarém, PA