ICMBio se Reúne com o Conselho Consultivo da Flona do Tapajós


Na manhã da última segunda-feira (28/3), representes do Instituto Chico Mendes de Consevação da Biodiversidade(ICMBio), deram início a 68ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Flona do Tapajos, o encontro aconteceu no auditório da Cooperativa Mista Flona do Tapajos (Coomflona), e contou com a presença e a participação das lideranças comunitárias e instituições ligadas ao conselho consultivo.

Assembléia Ordinária do Conselho Consultivo da Flona


O objetivo do encontro foi elaborar novas estratégias que busquem dar mais segurança para a gestão (ICMBio), nas tomadas de decisões da unidade de conservação (UC).
O Gestor da flona do tapajós Jose Risoney, apresentou a pauta e falou dos objetivos estratégicos para unidade de conservação que o ICMBio irá desenvolver junto ao Conselho. O mesmo ressaltou os desafios que a gestão vem tendo para as tomadas das decisões relacionadas ao dia a dia das famílias que vivem na flona, em seguida destacou como um dos principais assuntos, a revisão do perfil das famílias beneficiárias da flona, segundo a instrução normativa do ICMBio nº35/2013, que estabelece as diretrizes e procedimentos administrativos para a elaboração e homologação do perfil da família beneficiária nas unidades de conservação.

Assembléia Ordinária do Conselho Consultivo da Flona


O gestor falou ainda da capacitação dos conselheiros prevista para acontecer no final do mês de junho, na qual a gestão pretende criar duas câmeras temáticas para tratar dos assuntos que persistem como um desafio para a unidade. O manejo florestal madeireiro comunitário, e seus principais desafios, e a criação da teia temática de política de base comunitária. Para Risoney, esses dois temas são as principais etapas adotadas como objetivo estratégico para unidade de conservação. “A gente vai trabalhar na criação do acompanhamento e depois fazer um planejamento para realizar as oficinas em cada comunidade. Vamos criar esses temas temáticos e trazer para o conselho discutir. Atualmente são 25 comunidades tradicionais e três aldeias indígenas, dentro da flona”. Disse Risoney.

Assembléia Ordinária do Conselho Consultivo da Flona


O Conselho Consultivo é um órgão colegiado, integrante da estrutura administrativa da Flona que tem como objetivo contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos de criação da unidade.
A reunião do conselho consultivo da flona encerrou na última terça-feira (29/3), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém (STRS). Além da participação das lideranças da flona representando suas organizações comunitárias, o encontro reuniu também membros das instituições ligadas ao conselho consultivo da Floresta nacional do Tapajós.

Comunicacao/Coomflona

Mais notícias

Uncategorized

Feliz Dia do Trabalhador

Neste dia reafirmamos todas as lutas e conquistas da classe trabalhadora. Que seja cada dia mais valorizada em seus direitos fundamentais! Comunicação/Coomflona.

Localização

Av. Magalhães Barata, 2283, Rodagem, Santarém, PA