Coomflona Reúne Cooperados para Assembléia Ordinária em Maguary

A Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona) realizou na última quinta-feira (31/04), a Assembléia Geral Ordinária com a presença e participação de seus cooperados, colaboradores e representantes das instituições parceiras. O encontro aconteceu na comunidade Maguary na Flona do tapajós e teve como objetivo prestar contas aos associados, do relatório da gestão da cooperativa mista (Coomflona), e suas filiais como a Agroindústrias tapajoara, Ecoloja tapajós e Movelarias Anambé. Foram apresentados os balanços do primeiro e segundo semestre de 2021; a demonstração das sobras e perdas foram todas apuradas com o parecer do Conselho Fiscal e aprovação da assembleia.Durante a apresentação do relatório de gestão, o vice-presidente da Coomflona Daniel Rocha falou dos principais investimentos sociais e econômicos que a Coomflona vem desenvolvendo nas comunidades da flona por meio do manejo florestal comunitário.

A entrada de novos cooperados, foi um dos pontos destacado pelo vice presidente. “O nosso objetivo com a demanda do manejo é aumentar o número de cooperados na Coomflona”, Disse Daniel. Para o presidente da Coomflona Marquizanor dos Santos, a cooperativa está sempre aberta ao diálogo buscando contribuir naquilo que for preciso, para o melhor andamento e desenvolvimento das organizações inseridas na flona, em especial as comunidades e lideranças que precisam do apoio direto e indireto da Cooperativa em parceria com a Federação . Principal organização representativa das comunidades tradicionais da flona.

Outro assunto destacado na Assembleia foi o Projeto da Serraria que é uma iniciativa da Coomflona com a Conservação Internacional (CI) e o apoio do Fundo Amazônia previsto para acontecer no próximo ano (2023), que tem como objetivo trazer novas oportunidades e mais renda para as famílias da flona.O último assunto tratado na Assembleia foi a escolha e posse do novo conselho fiscal, responsável pela fiscalização assídua e minuciosa da administração da cooperativa. O novo conselho irá atuar no período de um ano permitida sua reeleição uma única vez de acordo com o art.58 do estatuto da cooperativa (Coomflona).

Estiveram presentes na Assembleia representantes das Organizações: Instituto chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Conservação Internacional (CI), Organização das Cooperativa do Brasil (OCB), Federação, Sindicato dos trabalhadores de Belterra (Sttr-B), e associações intercomunitárias da Flona do Tapajós Aita e Asmiprut.

Comunicação/Coomflona.

Mais notícias

Uncategorized

Feliz Dia do Trabalhador

Neste dia reafirmamos todas as lutas e conquistas da classe trabalhadora. Que seja cada dia mais valorizada em seus direitos fundamentais! Comunicação/Coomflona.

Localização

Av. Magalhães Barata, 2283, Rodagem, Santarém, PA