Nos dias (3 e 8/10), a Cooperativa Mista da Flona Tapajós- Coomflona, recebeu a equipe de auditores da Imaflora para realização do monitoramento presencial, voltado a todas as áreas de manejo Florestal.

O objetivo da equipe (Imaflora), foi avaliar as conformidades em relação às normas e o sistema de gestão do empreendimento e ao mesmo tempo implementar os requisitos normativos e sua eficácia, buscando identificar melhorias para o sistema de gestão da organização.
O Padrão de certificação FSC, para o Manejo florestal em pequena e de baixa intensidade – SLIMF, e os requisitos para o uso das marcas registradas FSC por detentores de certificados, foram as principais normas utilizadas nesta auditoria. Respeitando os princípios e critérios auditados para cada norma aplicada durante a visita.

As questões ambientais, sociais e econômicas do empreendimento, além da cadeia de custódia da floresta, foram verificadas de acordo com manejo florestal da organização, comparando as normas de certificação aplicáveis a cooperativa mista da flona.
Durante os cinco dias de auditoria a equipe da Imaflora visitou os principais setores da Coomflona, e teve a oportunidade de conversar e conhecer a realidade organizacional da cooperativa e de seus empreendimentos. Foram visitadas as bases de manejo, áreas de floresta, pátio, além de terem feito entrevistas com moradores das comunidades da floresta tapajós e aldeias, também conversaram com os parceiros da Coomflona.

Na reunião de encerramento e consolidação da equipe, o engenheiro agrônomo Mauro Issler agradeceu a todos os colaboradores da Coomflona que ajudaram nas informações para que a equipe pudesse realizar o trabalho.
Em seguida, falou dos principais indicadores que foram observados, e que devem ser trabalhados para que não tragam inconformidades a organização. Haja vista que a cooperativa é uma organização certificada com o selo FSC 100% e que precisa ser o diferencial entre as demais, como referência.
Além do Lider da equipe Mauro IssIer, também fizeram parte da equipe da Imaflora, os engenheiros florestais: Fábio Zanirato, Marco Lentini, Marcelo Ducatti, além do coordenador de projeto da Imaflora Marcelo Hugo de Medeiro Bezerra – Bacharel em administração.

A Diretoria da Coomflona e sua equipe técnica estiveram presente.




















Ass/Coomflona
Divulgação/Erivane Pimentel