O ENCONTRO ACONTECEU NO AUDITÓRIO DA COOMFLONA EM SANTAREM
O ENCONTRO ACONTECEU NO AUDITÓRIO DA COOMFLONA EM SANTARÉM-PA
Na última quarta-feira (21/12), o presidente da Coomflona Marquizanor dos Santos e o Coordenador de campo, Vitor Fernandes, receberam no auditório da Coomflona lideranças do movimento sindical e do Cooperativismo solidário, que atuam na região de Santarém e demais municípios. O objetivo do encontro foi buscar fortalecer e fomentar a economia do cooperativismo solidário na região de Santarém e demais municípios, buscando resgatar o trabalho das cooperativas atuantes na região.

No primeiro momento de apresentação e acolhida, o presidente da Cooperativa Mista da flona Tapajós (Coomflona), Marquizanor dos Santos, acolheu a todos os participantes e falou que a Coomflona esta pronta pra colaborar com as demais organizações que buscam fortalecer o Cooperativismo solidário na região. Em seguida o Cooperado Vitor Fernandes ressaltou a importância do trabalho que a Coomflona vem desenvolvendo na região em especial nas comunidades da flona, onde há 17 anos vem executando seu manejo de forma sustentável, beneficiando 269 cooperados que integram a cooperativa. Buscando ser uma referência de cooperativismo, para outras organizações.

Durante o encontro, a representante da Amabela, Maria Antônia, fez uma breve apresentação sobre os dois modelos de sistemas econômicos atuantes na sociedade. A economia capitalista que visa o lucro como forma de continuar sobrevivendo na economia de mercado e a economia solidária que visa a gestão compartilhada e a melhoria na qualidade de vida da coletividade. Em seguida, cada participante falou dos malefícios e benefícios dos modelos adotados em cada sistema, comparando à suas experiências vivenciadas.

Para o representante da Cooperativa Agroextrativista do Oeste do Pará (ACOSPER), Manoel Edivaldo Santos, neste momento, a missão de todos os envolvidos no projeto é buscar a integração com todas as entidades e cooperativas atuantes na região, fazer um resgate sobre a importância e a compreensão do cooperativismo solidário na região.

“Estamos em um momento de integração, tanto do ponto de vista das cooperativas, quanto do próprio país. É importante que façamos toda essa articulação de fortalecimento com uma educação voltada para o cooperativismo e a economia solidária, para fortalecer a importância do trabalho e da contribuição das cooperativas na região. Nesse primeiro momento à nível de região, e em um segundo momento ampliar esse projeto a nível de Amazônia”. Disse Edivaldo.

Participaram do encontro: José Maria de Jesus (Acosper), Edno Sousa Fernandes (Acosper), Maria Arruda do Nascimento (Acosper), Vanildo Pereira da Silva (Cimi), Veralícia Pereira (Amabela), Maria Antônia Silva (Amabela), Geraldo Pastana (CNS), Manoel Edinaldo (Acosper), Claudia Santana (Famcos), Marquizanor dos Santos (Coomflona), Vitor Fernandes (Coomflona) e Ilma Pimentel (Coomflona).

















Divulgação /Coomflona
Ass/Erivane Pimentel