Coomflona Participa de Oficina da Etnos em Parceria com a CI

Na última terça-feira, (2/8), principais setores da Cooperativa Mista da flona do Tapajós, participaram da Oficina de Avaliação do Diagnóstico de Riscos, no auditório da Coomflona, administrado pela Etnos consultoria.

O encontro foi uma iniciativa da Conservação Intencional-CI, por meio do Projeto tapajós sustentável e Resiliente. Que tem como objetivo buscar melhorias organizacionais estratégicas para melhor estruturamento e gerenciamento de gestão da Cooperativa e seus empreendimentos.

Durante os três dias de oficina foi apresentado o resultado geral do estudo com o Diagnóstico e os principais Riscos identificados pela equipe técnica da Etnos. E a apresentação de propostas para elaboração do plano de ação a ser elaborado contemplando as principais necessidades da Cooperativa identificada ao longo do trabalho.

Como deve ser estruturada uma organização eficiente com todas as suas políticas?  E quais são os principais elementos para uma boa governança institucional? Quais são riscos organizacionais de governança e da gestão de qualidade? Estes foram os principais pontos destacados e apresentados na discussão em plenária com a participação dos cooperados e colaboradores da Cooperativa.

Para o presidente da Coomflona, Marquizanor dos Santos o encontro é uma oportunidade de esclarecimento não só para a diretoria, mas também para todos os setores que formam a cooperativa. Por meio deste encontro vão ter oportunidade de tirar suas dúvidas e buscar soluções para melhor desenvolver seus trabalhos dentro da organização. “Algumas medidas importantes já estamos trabalhando dentro dos setores, buscando com os nossos cooperados organizar nossas ações de acordo com as orientações dadas, no primeiro encontro que tivemos, para melhorar nosso trabalho”. Concluiu o mesmo.

Para a consultora da Etnos, Luciana Maria, os três dias de oficina tem como objetivo construir juntos os três planos de ações que foram considerados pela equipe Etnos os mais centrais e estruturais. Buscando abranger as principais necessidades da cooperativa.

“Essa experiência mostra que quando você estrutura esse processo de gestão, e esses controles você tem redução financeira dimensão de perda dimensão de retrabalho, e organização na estrutura da cooperativa. E um processo de investimento construído a longo prazo, mais que vai auxiliar e reduzir   custos de trabalho tanto das pessoas e dos custos financeiros também”. Disse Luciana.

A Próxima etapa do trabalho será elaborado o relatório, estruturado em cima dos resultados do relatório final, enviado para cooperativa, com o plano de ação contendo os principais riscos identificados ao longo do trabalho.

Para o coordenador de projetos da CI Frank Pantoja, a realização da Oficina foi um momento de gratidão. “Ficamos gratos a todos pelos exercícios com vistas aos mais importante de tudo , o aprimoramento da gestão da Coomflona. Em nome da CI- Brasil, através do Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente, agradecer a participação de todos que puderam estar observando , analisando e interpretando cada ponto avaliado e compartilhado pela consultoria Etnos.” disse Franck.

Representando a equipe da CI Brasil, estiveram presente as Engenheiras florestais, Gérsica Pilato e Loirena Sousa (CI). Membros da equipe da Etnos que estiveram administrando a Oficina durante três os dias, foi composta pela Luciana Maria responsável pela área ambiental , econômica e governança. E Karina Christo responsável da área social com foco voltado a governança.

A Etnos é uma organização voltada ao relacionamento com comunidades locais e tradicionais localizadas na área de atuação de empreendimentos.

Ass. Coomflona

Divulgação/ Erivane Pimentel

Mais notícias

Uncategorized

ELEIÇÕES PARA PRESIDÊNCIA DA COOMFLONA 2023

Duas chapas Concorrem a Eleição da Cooperativa Na última terça-feira(9/3), A Cooperativa Mista da flona tapajós- Coomflona, por meio da Comissão eleitoral tornou público a

Localização

Av. Magalhães Barata, 2283, Rodagem, Santarém, PA