O Projeto é uma iniciativa da Coomflona em parceria com as comunidades do Sul da Flona e pretende abranger mais comunidades
Pensando em atender as comunidades do sul da Flona a Cooperativa Mista da Flona Tapajós- Coomflona, foi até a comunidade de Chagas no Rio Cupari realizar a entrega de novos materiais que serão utilizados na construção de um Poço artesiano Comunitário.

Imagem : Daniel do Santos
O Projeto é uma obra aguardada por muito tempo pelos comunitários, nesta etapa o projeto incluiu a compra de materiais e equipamentos que serão utilizados na encanação e armazenamento de água, como Cabo P/parede de alumínio 2 pernas, adesivo, curva soldável, adaptador, cola, tomadas PVC c/trava filtro, Tubulação, bombas, tubulação e caixa d’água com capacidade para 3.000 litros de água potável. A perfuração do poço já foi concluída, e a próxima etapa será fazer a base, a instalação da caixa d’água e motor.
O projeto foi uma iniciativa da Coomflona que deu início em 2022 com o trabalho de planejamento e conversa com as lideranças comunitárias, e tem como objetivo garantir, preservar a saúde e o bem-estar dos comunitários.
Como contra partida, e de acordo com o contrato assinado, a Coomflona contribuiu com 51.952,50 mil, para construção do poço, ficando sobre a responsabilidade da comunidade de Chagas somente a montagem de todo o material para finalização do projeto.

Imagem: Daniel do Santos
O encarregado na administração deste projeto, Vitor Dias, disse que o poço artesiano tem 259 metros de profundidade, e irá beneficiar mais de 16 famílias, abastecendo ainda os principais espaços sociais como igreja, escola e barracão da localidade.
Para o Vice-presidente da Coomflona, Daniel dos santos, que esteve na comunidade e falou que o objetivo da Coomflona é ajudar cada vez mais as comunidades por meio do fundo social da cooperativa.
“A construção do poço foi uma necessidade que surgiu durante o trabalho de inventário – pré exploratório, realizado pela equipe da Coomflona na região do Cupari. Ao virmos para cá sentimos a falta da água, porém a comunidade já tinha este projeto de fazer o poço, mas não tinha recurso, porém como contra partida, a Coomflona buscou contribuir com o projeto para atender as necessidades dos comunitários que há muito tempo vem sofrendo com a falta de água tratada”. Disse Daniel.
Além da Comunidade do Chagas, o projeto pretende abranger outras comunidades do Rio Cupari como a comunidade de Godinho.

Imagem: Daniel dos Santos
O presidente da comunidade de Godinho, Erivan, falou que o trabalho do projeto do poço para a comunidade de Godinho sempre foi uma preocupação dos comunitários. “Sempre buscamos melhorias progressivas para a nossa comunidade. Estamos aguardando para o final deste mês (março) o trabalho de perfuração do poço. Com a construção do novo poço artesiano conseguiremos sanar a falta de água tratada em nossa comunidade.” Disse Erivan.
No mês de fevereiro a equipe da Coomflona esteve presente na comunidade de Chagas para entrega dos materiais , o vice-presidente Daniel dos Santos, o coordenador de campo (Área do Cupari), Vitor Fernandes, o conselheiro fiscal Valdeir Xavier, o vice tesoureiro Adaelson Pedroso e o coordenador da gestão de compras Arlan Alves.
Divulgação /Coomflona
Ass/Erivane Pimentel