Com o objetivo de fortalecer cada dia mais a parceria entre as comunidades localizadas no Sul da Flona, a Cooperativa Mista Flona do Tapajós (Coomflona) e a Federação estiveram reunidas no último final de semana (11/12) com as lideranças comunitárias das quatro comunidades Localizadas na região do Rio Cupari: São Francisco das Chagas, São Miguel, Godinho e Uruará.

As comunidades presentes no encontro falaram de seus anseios em meio as dificuldades que enfrentam de forma cotidiana, como a distância na locomoção para chegar em seus destinos. Para estes comunitários, a trafegabilidade via terrestre é um projeto em andamento, que almejam conquistar para facilitar a vida e o trabalho das famílias e agricultores que moram na região, e precisam comercializar seus produtos. Caminhar com dignidade, tendo acesso a saúde, educação, facilidade para “chegar e sair de casa”, escoar a produção e aumentar a renda familiar são alguns dos benefícios que os moradores do rio Cupari desejam conquistar com a abertura de novas estradas que possam interligar essas comunidades.
“A única via de transporte utilizado pelos comunitários até o município de Aveiro, e de uma comunidade para outra, é pelo rio. O que torna mais demorado a nossa viajem”. Explicou Ronaldo, presidente do Uruará. Para Maria, presidente de São Francisco das Chagas: “Acredito que o projeto vai dar certo, era um sonho nosso e se Deus quiser vai facilitar a vida dos comunitários que enfrentam grandes dificuldades para saírem de suas comunidades”. Concluiu a mesma. Para o presidente da Coomflona, Sr. Marquizanor: “A Coomflona é parceira e busca cada dia mais apoiar todas iniciativas que venham contribuir com as comunidades, levando a distribuição da renda econômica e social entre os seus cooperados, e comunitários atuantes em suas comunidades”.

O primeiro encontro aconteceu na comunidade de Uruará, dando continuidade na comunidade de Godinho, e contou com a presença de todos os comunitários e suas representações, além do presidente da Coomflona, Marquizanor dos Santos, a Secretária Gracineide Rocha, o Vice-tesoureiro da Federação Naldo, o engenheiro Carlos Richele (Coomflona) e o Coordenador de campo do Manejo – Rio Cupari, Raimundo Vitor (Coomflona).

Ass. Comunicação/ Coomflona.