A primeira Etapa da Ação contemplou 16 Comunidades.

A Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona), por meio de sua equipe de trabalho em parceria com as lideranças comunitárias, vem realizando diversos serviços de infraestrutura e reparos nos principais ramais e vicinais que ligam às 23 comunidades da flona do Tapajós.
O trabalho de recuperação nos ramais da flona seguiu firme e avançou pelos principais trechos. Nesta primeira etapa, a Cooperativa já investiu mais de R$ 279.205,00 Mil. Cerca de 80 km de estradas já foram recuperados desde o começo da ação, que iniciou no mês de julho, beneficiando 16 comunidades.
Durante este segundo semestre, a Cooperativa vem intensificando mais suas atividades voltadas a infraestrutura, e investindo mais nos serviços de Aterro, raspagem, limpeza as margens dos ramais, empiçarramento nos trechos mais críticos, além da reforma nas pontes que apresentam riscos aos pedestres e condutores.

O objetivo desta Ação, “Coomflona nas Comunidades”, é facilitar a vida dos comunitários e garantir uma melhor trafegabilidade para as famílias da Flona. Nas próximas etapas, a ação pretende abranger não só as comunidades mais próximas, mas também aquelas que estão no Sul da flona, como São Francisco das Chagas, São Francisco do Godinho e Uruará, incluindo as 26 comunidades do interior da flona.
Segundo o presidente da Coomflona, Marquizanor dos Santos, o trabalho é mais uma contribuição social, aderido do manejo florestal voltado para às comunidades.

Para o vice-presidente da Coomflona, Daniel dos Santos, a perspectiva da Coomflona é ampliar cada vez estes serviços nas comunidades buscando atender os anseios dos comunitários.
Os serviços iniciaram no Mês de julho atendendo as comunidades de Itapuama, Jutuarana, Paraíso, Prainha I, Prainha II, Takuara, Pini, Tauari, Chibé, Nazaré, Novo Marai, Marai, Bragança, Marituba e Piquiatuba. Na próxima etapa serão contempladas as comunidades de Bom Jesus, Pedreira, Jaguarari, Acaratinga, Jamaraquá, Maguari e São Domingos.

Segundo o vice-presidente, a Cooperativa fará uma pausa em suas ações de infraestrutura, concluindo a primeira etapa de seus serviços. “Devido o início dos trabalhos na área da produção do manejo, de onde sai o recurso que financia os trabalhos de infraestrutura para a realização das ações da Coomflona, vamos utilizar estes mesmos maquinários na produção do manejo, e assim que finalizar o trabalho, retornaremos com a próxima etapa dos serviços dentro das comunidades”. Disse Daniel.
Ass/Coomflona
Divulgação Erivane Pimentel