A equipe da Consultoria Etnos em parceria com a Conservação Internacional – CI, realizou na última semana uma visita de campo nos locais de trabalho das atividades desenvolvidas pela Cooperativa Mista Flona do Tapajós – Coomflona.

No primeiro momento, a equipe se reuniu com a Diretoria e representantes dos setores no auditório da Coomflona em Santarém, para esclarecer e responder as principais dúvidas relacionadas ao trabalho realizado na Coomflona.

A visita de campo seguiu a programação realizada pela equipe entre os dias 16 à 23/5. Além da visita nos setores administrativos da Coomflona em Santarém, a equipe seguiu para a base de manejo da cooperativa no km117, onde se reuniu com os coordenadores de campo e dos empreendimentos geridos pela cooperativa. Como a movelaria Anambé, Agroindústria, Ecoloja e lideranças comunitárias.

O objetivo do estudo foi buscar identificar os principais meios de riscos internos e externos, considerar as oportunidades e analisar a probabilidade das ameaças que ocorrem dentro da organização. E desta forma, tratar as vulnerabilidades, minimizar os riscos, evitar perda de confidencialidade, integridade e disponibilidade. Assim, ocasionando possivelmente, impactos presentes e futuros nos negócios da cooperativa.

De acordo com a consultoria da Etnos, todo o estudo será voltado para as questões sociais, econômicas, ambientais e de governança geridas pela Coomflona.
A consultora da Etnos Luciana Maria, destacou a realização do estudo como um caminho a ser construído com a participação de todos os envolvidos. “A Coomflona é grande e precisa se desenvolver cada dia mais como uma organização referência na gestão de seus empreendimentos, buscando cada vez mais melhorar o controle de sua gestão e ações desenvolvidas”. Disse Luciana.

Para Karina Christo “os próximos passos vão funcionar de acordo com tudo que foi identificado, os tipos de riscos, as evidências. A mesma falou da capacitação programada para o mês de julho com a participação dos envolvidos. Destacou ainda a elaboração do relatório que será apresentado como resultado do diagnóstico de risco realizado pela Etnos. A elaboração do plano de gerenciamento de riscos da Coomflona buscando detalhar todos os processos e atividades dos produtos contratados pela cooperativa. Visando gerar informações direcionadas a gestão da organização e seus empreendimentos”. Concluiu a mesma.

Projeto Serraria
Importante destaque foi dado ao empreendimento da Serraria, em parceria com a CI, aprovado em 2018. Por meio do Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente. Que tem como principal objetivo a agregar valores ao produto manejado, buscando trabalhar o processamento da madeira por meio de uma indústria(serraria), e assim comercializar as madeiras serradas destinadas ao mercado externo.
Serraria é mais um empreendimento em processo de construção na região da flona, que visa levar renda ao comunitários. O projeto se encontra com o contrato assinado com uma empresa da região, que será a responsável da construção do galpão em estrutura metálica. Com o terreno localizado na Rodovia BR-163, km 39, no município de Belterra.


Ass. Comunicação /Coomflona