Construção de Obras Civis da Serraria COOMFLONA Industrial  Estão sendo Executadas

KM 39, da Br 163 Santarém Cuiabá no município de Belterra

A Cooperativa Mista da Flona Tapajós – Coomflona, através do Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente, executado pela Conservação Internacional do Brasil – CI-Brasil, deu início às obras da Serraria Coomflona Industrial.

O galpão medindo 31 m x 84 m (2.604 m2) em estrutura metálica está sendo construído, no km 39, da Br 163 Santarém Cuiabá no município de Belterra com previsão de entrega em dezembro.

O objetivo do Projeto é realizar o processamento da madeira em tora, por meio de uma indústria, buscando agregar mais valor ao produto manejado da cooperativa que atualmente extrai em média 27.500 m3/ano e a comercialização da madeira é realizada em toras.

OBRA CIVIL EXECUTADA PELA EMPRESA PROMAM ENGENHARIA

Com o início das atividades de processamento da madeira. Estima-se que a indústria deverá possuir capacidade para processar inicialmente ao ano, 9 mil m³ de madeira em tora.

Mais de 4 milhões de reais, foi destinado para a compra dos maquinários e a construção do galpão com escritório e o pagamento da mão obra.

Desde o primeiro momento da aprovação do projeto em 2018, O projeto Tapajós Sustentável e Resiliente vem apoiando a COOMFLONA nessa iniciativa. Diversas etapas do   trabalho já foram executadas no local do empreendimento.

EQUIPE DA PROMAM

A ampliação do ramal que dá acesso a área do projeto, a implantação dos portes de energia, a construção de um poço artesiano, para o abastecimento de água e a drenagem do terreno, um gerador de energia elétrica tudo foi preparado para garantir a segurança e instalação do projeto no local.

Com a fase da licitação realizada, acesso da área e o termo de referência lançado. A empresa contratada (Promam engenharia), vem desenvolvendo os serviços da estrutura. A Fundação Superficial, Pilares em Concreto Armado e Metálico, Treliça Intermediária Metálica Treliça Metálica para Cobertura e a montagem dos arcos estão sendo executados.

TRABALHO EXECUTADOS PELA EMPRESA PROMAM

Segundo o engenheiro florestal Aluísio Patrocínio (Coomflona), a ideia primeira da Coomflona, era instalar uma serraria com o recurso próprio. Mas com o plano de negócio apresentado para cooperativa, foi identificado que a Coomflona sozinha, não teria condições para arcar com o projeto, e que seria importante buscar parcerias.

“No período de 2013 a 2014, a Coomflona buscou parceria com a CI – Brasil, tornando-se beneficiário do projeto (serraria), ao qual foi submetido ao fundo Amazônia através do banco BNDS.  Sendo aprovado em 2018.” Disse Aluísio.

MONTAGEM DAS PEÇAS DE ARCOS

Para o Coordenador do Projeto não madeireiro Franck Pantoja, o objetivo do PROJETO TAPAJÓS SUSTENTÁVEL E RESILIENTE é apoiar o desenvolvimento de cadeias produtivas florestais sustentáveis madeireiras e não madeireiras na bacia do Tapajós.

As ações de apoio ao manejo sustentável produtos florestais não madeireiros, a verticalização de produção madeireira comunitária sustentável, estudos estratégicos sobre as cadeias produtivas florestais e o fortalecimento das organizações sociais de base comunitária, são os principais componentes previstos no projeto CI – Brasil.

“A Serraria Coomflona Industrial é uma desta iniciativas que se encontra em fase de construção, desta forma se faz necessário a formação de um grupo para capacitação nas atividades operacionais da serraria, principalmente na operação de máquinas. “Já foi lançado mais um edital para a seleção de candidatos para atuar nas atividades operacionais da Unidade de Beneficiamento da Coomflona. 25 operadores serão capacitados, priorizando os comunitários da flona”. Afirmou Franck Pantoja.

EQUIPE DA PROMAM PREPRANDO AS PEÇAS DOS ARCOSO EM ESTRUTURA METÁLICA DE ACORDO COM O PROJETO  

O local para o funcionamento do Projeto, foi escolhido de acordo com a orientação do Ministério do Desenvolvimento Social do Projeto- MDS e do plano de manejo da flona e legislação, que requer uma área legalmente documentada, para construção, o que não seria permitido na área da flona.

Respeitando a lei ambiental, a Coomflona buscou a alternativa de instalar fora da área da flona, optando por ficar dentro da área de Belterra, com a finalidade de dinamizar a economia local do município além de contribuir na geração de renda das famílias da flona.

O terreno de instalação da obra está localizado na Rodovia BR-163 (sentido Santarém-Rurópolis), Km 39 (600 metros de ramal no sentido oeste), no município de Belterra-PA.

Para evitar atrasos, a evolução da obra tem sido fiscalizada pela equipe da CI e Coomflona. A entrega do projeto está prevista para o mês de março de 2023.

VISITA DA EQUIPE DA CI- BRASIL , COOMFLONA E PROMAM

“A nossa previsão é que em fevereiro possamos já estar realizando os primeiros testes com as máquinas e que se tudo ocorrer bem em março estaremos inaugurando o projeto”. Concluiu Aluísio.

Divulgação Coomflona

Ass/Erivane Pimentel

Mais notícias

Uncategorized

ELEIÇÕES PARA PRESIDÊNCIA DA COOMFLONA 2023

Duas chapas Concorrem a Eleição da Cooperativa Na última terça-feira(9/3), A Cooperativa Mista da flona tapajós- Coomflona, por meio da Comissão eleitoral tornou público a

Localização

Av. Magalhães Barata, 2283, Rodagem, Santarém, PA